No último sábado (25), Rafaella Justus, 16 anos, publicou um vídeo nas redes sociais para falar sobre os comentários ofensivos que recebe diariamente a respeito de sua aparência e comportamento. A jovem afirmou que, embora aprenda a lidar com críticas, ainda se entristece ao perceber o volume de mensagens de ódio na internet.
“Fico triste, não por estarem me ofendendo, mas pelo tanto de ódio gratuito que as pessoas descontam nos outros só para se sentirem superiores”, disse ela na gravação. Segundo Rafaella, algumas das mensagens lidas remetem a experiências negativas do passado, mas seu foco é tentar enxergar o lado positivo do ambiente online.
Os ataques se intensificaram após a influenciadora publicar, na sexta-feira (24), um vídeo vestida de Malévola para uma festa de Halloween. A seção de comentários do TikTok foi tomada por críticas à aparência da filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus.
Mesmo abalada por algumas observações, a adolescente destacou a importância do apoio que recebe de seguidores e amigos. “Recebo muitos elogios e coisas positivas que me incentivam a continuar aparecendo por aqui”, afirmou.
Ela também estendeu solidariedade a quem sofre bullying virtual sem ter suporte emocional. “Sei que muita gente passa por isso. Às vezes foge do controle, mas não podemos esquecer que existe o lado bom das redes”, acrescentou.
Imagem: Reprodução
Rafaella criticou a coragem que, segundo ela, alguns usuários demonstram apenas por estarem atrás de uma tela. “Falar na internet é fácil; frente a frente seria diferente”, observou, antes de pedir que as pessoas reflitam antes de postar comentários que “não vão adicionar nada” à vida de ninguém.
Ao encerrar o vídeo, a jovem agradeceu o carinho que recebe: “Eu amo vocês”.
Com informações de Hugo Gloss


