O ex-rei da Espanha Juan Carlos I afirma nunca ter vivido um affair com a princesa Diana em seu livro de memórias “Reconciliação”, previsto para chegar às livrarias francesas em 5 de novembro. No trecho antecipado pelo jornal britânico The Telegraph, o monarca — atualmente exilado nos Emirados Árabes Unidos — descreve a princesa de Gales como “fria” e “taciturna”, além de negar qualquer envolvimento amoroso.
Segundo o relato, Diana mantinha distância nos encontros privados, mas demonstrava comportamento bem mais expansivo na presença de fotógrafos. As especulações sobre um possível romance surgiram entre 1986 e 1988, quando a princesa, o então príncipe Charles e seus filhos passaram três verões consecutivos no Palácio de Marivent, residência de verão da família real espanhola, em Palma de Maiorca. Nas férias, integrantes das casas reais da Espanha e da Grécia foram frequentemente fotografados com Diana a bordo do iate Fortuna e em outros passeios pelo arquipélago.
A tensão já conhecida no casamento de Charles e Diana, acentuada pelo relacionamento extraconjugal do herdeiro britânico com Camilla Parker Bowles, alimentou ainda mais os boatos. Apesar disso, a princesa nunca comentou o assunto em público. Em conversa com o biógrafo Andrew Morton, porém, ela disse considerar Juan Carlos “atencioso demais” e relatou desconforto após ter ficado sozinha com o monarca em um quarto, salientando que nada ocorreu. No livro “Ladies of Spain”, Morton menciona que Diana classificou o espanhol como “muito libidinoso” após uma visita a Maiorca.
Além dos rumores envolvendo Diana, Juan Carlos enfrentou diversos escândalos que desgastaram sua imagem a partir de 2013, entre eles denúncias de casos extraconjugais, suspeitas de desvio de recursos públicos e uma controversa viagem de caça a elefantes na África. A sucessão de crises levou o monarca a abdicar do trono em 2014, transferindo a coroa para o filho, o rei Felipe VI.
Imagem: Internet
Nos capítulos de “Reconciliação” já divulgados, Juan Carlos revisita a ascensão ao trono após a ditadura de Francisco Franco, os principais momentos de seu reinado e seus relacionamentos pessoais. O livro será lançado primeiro na França; não há data confirmada para publicação em outras línguas.
Com informações de Hugo Gloss


