São Paulo – Fábio Assunção, 54 anos, afirmou que precisou “reaprender tudo” depois de enfrentar dependência química e um quadro de esgotamento profissional. O depoimento foi dado nesta quarta-feira (29) durante participação no podcast Tantos Tempos.
O ator lembrou que o colapso ocorreu quando completou 30 anos, época em que passava longos períodos em estúdio. “Eu fiquei dez anos dentro de um estúdio trabalhando. Eu cheguei aos 30 exausto. Ali, eu fiquei velho, sabe? Eu virei um bebê. Tive que reaprender tudo: a andar, a falar, a lidar com meus horários”, disse.
Assunção contou que o ritmo intenso de gravações provocou um “cansaço e envelhecimento” precoce. “Eu precisava parar naquele movimento para me abastecer de outras coisas”, destacou, acrescentando que considerou o período um “boicote” do próprio corpo.
O artista afirmou que o processo de recuperação o levou a repensar a trajetória pessoal. “Olhando hoje, de fora, eu acho a vida linda, porque ela sempre te dá possibilidades de você não desistir, ser resiliente, ressignificar sua velhice, sua juventude”, declarou.
Durante a conversa, o ator também apontou a importância da família. Ele é pai de três filhos. “Tudo é uma forma de ensinamento. Acho que isso é não ficar velho. Ficar velho é desistir”, comentou.
Imagem: Reprodução
Assunção concluiu que continua em constante transformação. “É bonito você entrar por um processo de adoecimento da sua alma, porque não é um produto que faz você ficar dependente, mas é o espaço que aquilo ocupa na sua vida, como também é maravilhoso descobrir que existem várias portas de saída”, finalizou.
Com informações de Hugo Gloss


