São Paulo – O ator Mateus Solano se pronunciou sobre o vídeo que mostra o momento em que derruba o celular de uma espectadora na apresentação do monólogo “O Figurante”, em Santa Rosa (RS), na última terça-feira (14).
Em conversa com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (16), Solano disse lamentar o incidente, mas afirmou esperar que o episódio incentive o público a respeitar o pedido para desligar os aparelhos durante o espetáculo.
‘Teatro exige presença’, diz ator
O artista destacou que, para ele, o teatro “não pode ser capturado pelas câmeras, só vivido por quem está lá, atento”. Segundo Solano, fotos e vídeos são bem-vindos após o fim da sessão: “Quando termina a peça e voltamos para esse nosso mundo dos celulares, tenho todo o prazer em fazer selfies com o público, sempre tão carinhoso”.
Sobre eventuais danos, o ator declarou estar disposto a repará-los, embora duvide que tenham ocorrido. “Entendo que uma pessoa possa ter se afetado por eu me apropriar de sua propriedade particular, mas não vejo motivo para tanto, posto que ela estava desrespeitando um pedido tão simples quanto importante”, afirmou.
Como foi o caso
As imagens, divulgadas pelo programa “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, mostram Solano percebendo que a mulher filmava a cena, batendo no aparelho e fazendo-o cair no chão. O celular permaneceu gravando apenas áudio.
À atração da RedeTV!, a espectadora relatou ter machucado a mão e disse que não foi alertada sobre a proibição. Ela contou que o aparelho ficou cerca de 15 minutos no palco porque se sentiu constrangida em recolhê-lo.
Imagem: Internet
Produção reforça orientações ao público
Em nota divulgada na quarta-feira (15), a assessoria do ator afirmou que o aviso para desligar celulares é feito quatro vezes antes de cada sessão. O comunicado destaca que a retirada do aparelho faz parte da encenação, quando Solano interpreta a personagem Ivana, que interage com a plateia.
“O Figurante” está em cartaz há pouco mais de um ano, com quase 200 apresentações e cerca de 100 mil espectadores, informa a produção.
Com informações de Hugo Gloss


