Patrocínio (MG) – Claviana Nunes da Silva, 37 anos, morreu na segunda-feira (13) depois de se intoxicar com a planta Nicotiana glauca, popularmente chamada de “falsa couve”. Ela estava internada desde a quarta-feira (8) na Santa Casa de Patrocínio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro da paciente piorou no domingo (12) em razão de uma lesão grave no cérebro. O velório ocorreu na manhã desta terça-feira (14), às 7h, na Funerária do Baiano, em Guimarânia. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal.
Familiares ainda em tratamento
Outras três pessoas da mesma família também consumiram a planta. Um homem de 67 anos recebeu alta na quinta-feira (9). Dois parentes permanecem hospitalizados: um de 60 anos, em coma induzido e dependente de aparelhos respiratórios, e outro de 64, extubado no sábado (11) e em estado estável, com previsão de avaliação para alta nos próximos dias.
Uma criança de 2 anos foi levada ao hospital apenas para observação, pois não chegou a ingerir o vegetal.
Como ocorreu o envenenamento
De acordo com a Polícia Militar, a planta foi colhida na chácara da família, próxima à cozinha, e servida refogada no almoço de quarta-feira (8). Pouco depois da refeição, os familiares apresentaram mal-estar. Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar foram acionadas por volta das 15h; todos sofreram parada cardiorrespiratória, mas foram reanimados no local e encaminhados em estado grave para unidades de saúde da cidade.
Imagem: Polícia Militar
Amostras da planta foram recolhidas na residência e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para confirmar a espécie e analisar a presença de toxinas. A Polícia Civil abriu inquérito e trabalha com a hipótese de envenenamento acidental.
Perigo da “falsa couve”
A Nicotiana glauca, conhecida também como charuteira, tabaco-arbóreo ou fumo-bravo, é comum em áreas rurais e margens de rodovias. Contém o alcaloide anabazina, capaz de provocar paralisia muscular e respiratória, podendo levar à morte.
Com informações de Hugo Gloss


