Mulher morre após comer planta tóxica confundida com couve em Patrocínio (MG)

Date:

Patrocínio (MG) – Claviana Nunes da Silva, 37 anos, morreu na segunda-feira (13) depois de se intoxicar com a planta Nicotiana glauca, popularmente chamada de “falsa couve”. Ela estava internada desde a quarta-feira (8) na Santa Casa de Patrocínio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro da paciente piorou no domingo (12) em razão de uma lesão grave no cérebro. O velório ocorreu na manhã desta terça-feira (14), às 7h, na Funerária do Baiano, em Guimarânia. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal.

Familiares ainda em tratamento

Outras três pessoas da mesma família também consumiram a planta. Um homem de 67 anos recebeu alta na quinta-feira (9). Dois parentes permanecem hospitalizados: um de 60 anos, em coma induzido e dependente de aparelhos respiratórios, e outro de 64, extubado no sábado (11) e em estado estável, com previsão de avaliação para alta nos próximos dias.

Uma criança de 2 anos foi levada ao hospital apenas para observação, pois não chegou a ingerir o vegetal.

Como ocorreu o envenenamento

De acordo com a Polícia Militar, a planta foi colhida na chácara da família, próxima à cozinha, e servida refogada no almoço de quarta-feira (8). Pouco depois da refeição, os familiares apresentaram mal-estar. Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar foram acionadas por volta das 15h; todos sofreram parada cardiorrespiratória, mas foram reanimados no local e encaminhados em estado grave para unidades de saúde da cidade.

Amostras da planta foram recolhidas na residência e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para confirmar a espécie e analisar a presença de toxinas. A Polícia Civil abriu inquérito e trabalha com a hipótese de envenenamento acidental.

Perigo da “falsa couve”

A Nicotiana glauca, conhecida também como charuteira, tabaco-arbóreo ou fumo-bravo, é comum em áreas rurais e margens de rodovias. Contém o alcaloide anabazina, capaz de provocar paralisia muscular e respiratória, podendo levar à morte.

Com informações de Hugo Gloss

Jefferson Lima
Jefferson Lima
Jornalista | Growth marketing | Rio de janeiro | Vem conquistando prestígio por sua habilidade em trazer notícias exclusivas, sua autenticidade e coragem em expor os acontecimentos do mundo dos famosos. Além do compromisso em trazer informações precisas e confiáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Paolla Oliveira relata superação de inseguranças e diz não buscar mais validação externa

A atriz Paolla Oliveira falou sobre autoestima, críticas e...

Ex-rei Juan Carlos rejeita boatos de romance com princesa Diana em livro de memórias

O ex-rei da Espanha Juan Carlos I afirma nunca...

Três Graças: morte de Albano após uso de remédios falsos choca a comunidade e altera trama das 21h

Os próximos capítulos de “Três Graças”, novela das 21h...