O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou publicamente a nova capa da Time Magazine, divulgada na segunda-feira (13). A edição traz reportagem que aponta como “triunfo” o acordo de cessar-fogo em Gaza, mediado pela administração Trump, que pôs fim a dois anos de confrontos entre Israel e Hamas.
Em postagem na rede social Truth Social, o empresário afirmou que a imagem escolhida o deixou com aparência calva. “A Time Magazine escreveu uma matéria relativamente boa sobre mim, mas a foto talvez seja a pior de todos os tempos. Eles sumiram com o meu cabelo e colocaram algo flutuando sobre a minha cabeça que parece uma coroa — mas uma coroa extremamente pequena. Muito estranho!”, escreveu.
Foto e reação online
O retrato, assinado pelo fotógrafo Graeme Sloan, foi feito de baixo para cima, com iluminação que lembra um halo, o que fez desaparecer o característico topete de Trump. Ele ainda declarou: “Nunca gostei de fotos tiradas de ângulos inferiores, mas essa é realmente horrível e merece ser criticada. O que eles estão fazendo, e por quê?”.
Nas redes sociais, a capa provocou reações divididas. Apoiadores do ex-presidente pediram que a revista retirasse a imagem, enquanto opositores ironizaram a legenda elogiosa. Alguns usuários sugeriram que a escolha foi deliberada para provocar Trump; outros concentraram-se no enquadramento: “A matéria é qualquer coisa, mas o ângulo dessa foto é insano”, comentou um internauta.
Histórico de descontentamento
Não é a primeira vez que Trump se queixa de sua representação visual. No início deste ano, ele solicitou a retirada de uma pintura assinada pela artista Sarah Boardman de uma exposição no Capitólio do Colorado, alegando que a obra distorcia sua aparência. Na ocasião, comparou o retrato ao do ex-presidente Barack Obama, feito pela mesma artista, dizendo que o colega democrata “ficou ótimo”, enquanto o dele seria “o pior”.
Imagem: Reprodução
Para a capa atual da Time, Trump não poupou adjetivos, rotulando o clique como “pior foto de todos os tempos” e reclamando do que considera um desrespeito à sua imagem pública.
Com informações de Hugo Gloss


