Um vídeo publicado no TikTok revelou, por acaso, parte do esquema usado no roubo de joias da coroa francesa no Museu do Louvre, em Paris. A gravação foi feita na manhã de domingo (19) por uma turista e mostra a escada que teria sido utilizada pelos criminosos para acessar o prédio. O material, divulgado na rede social na terça-feira (21), ultrapassou 4 milhões de visualizações em menos de 24 horas.
“Gravei esse vídeo fofo em Paris sem perceber que também tinha filmado a escada do roubo”, escreveu a autora na legenda. Nos comentários, internautas se disseram surpresos com a coincidência e chegaram a especular um possível envolvimento interno no furto.
Investigações
O Louvre reabriu ao público nesta quarta-feira (22), três dias depois do crime. De acordo com a promotora Laure Beccuau, quatro suspeitos usaram um caminhão equipado com uma escada mecânica para chegar ao segundo andar do museu e invadir a Galeria de Apolo. A ação durou cerca de sete minutos.
A polícia de Paris trabalha com a hipótese de que o grupo seja uma quadrilha profissional contratada por um colecionador. O prejuízo está estimado em 88 milhões de euros (aproximadamente R$ 550 milhões).
Entre as oito peças levadas estão uma tiara e um colar das rainhas Maria Amélia e Hortênsia, além de um diadema com 24 safiras do Ceilão e 1.083 diamantes. Dos nove objetos visados, apenas a coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, permaneceu no local.
Imagem: Reprodução
Os criminosos abandonaram no museu uma garrafa com líquido e outros equipamentos, que agora passam por perícia. Beccuau alertou que, se as joias forem desmontadas para venda das pedras e metais separadamente, o valor de mercado cairá drasticamente.
Com informações de Hugo Gloss


